WU WEI Um importante pilar Taoísta

  1. No Taoísmo, existe um maravilhoso e belo princípio, o WU WEI, que de forma simplificada, significa não agir, a ação pela não ação, ou fazer as coisas sem uma intenção por trás, apenas fazer pelo querer. A prática do Wu Wei nos leva a atingir um estado de harmonia com o Tao, pois prega o desapego por resultados.
  2. Não é um conceito muito fácil de assimilar, pois nossa mente está acostumada à tentar controlar e classificar tudo, principalmente no meio corporativo, isso chega à ser quase um insulto.
Se entendermos bem a natureza das coisas e conseguirmos esquecer tudo o que vai contra ela, conseguiremos realizar tudo que é possível, sem o mínimo esforço, porque acabamos por deixar as coisas seguirem seu curso natural.
Não fazemos nada (por nossa vontade própria), mas nada fica por fazer.

Parece algo difícil de entender, quanto mais colocar em prática, não é? Mas acho que vale a pena tentar se habituar com este maravilhoso ensinamento.

Com diz Roberto Otsu em seu livro A Sabedoria da Natureza : "A Natureza é sábia; O ser humano faz parte da natureza; Portanto se seguirmos as leis da natureza, seremos sábios."

Devemos agir de acordo com nossa vontade apenas dentro dos limites de nossa natureza, sem tentar fazer o que vai além dela. Devemos usar o que é natural e útil e fazer o que espontaniamente podemos fazer sem interferir em nossa natureza. E não tentar fazer aquilo que não podemos fazer ou tentar saber aquilo que não podemos saber. Se conseguirmos isso, a paz interior se instala, pois a felicidade é essa não-ação perfeita.

Para conseguirmos entender o curso natural das coisas e seguirmos esse Caminho, temos que desaprender muitos conceitos. Para desaprender é preciso que antes tenhamos aprendido.

Se abrirmos os olhos de repente, há um brevíssimo momento durante o qual nosso cérebro ainda não analisou o que está para ver. Os taoístas buscam viver o mais próximo deste estado. É uma renúncia à análise, ou conceito, sempre imperfeito, da realidade.

Aqui de maneira alguma se diz que devemos fazer nada ou ser indolentes, indecisos, preguiçosos ou indiferentes. A sutileza do Wu Wei nos diz que em nossas escolhas não devemos fazer nada contra nossa autoridade interior, ou seja, nossa natureza divina, isto é, não se opor à corrente da vida, evitando esforços e preocupações desnecessários.

Para exemplificar, podemos usar o simples ato de cozinhar arroz: entregue-se ao momento de simplesmente fazer. Não se preocupe com nenhum problema que possa vir à surgir eventualmente, todo problema é coisa da mente.
Então, ao fazer o arroz, voce não tem que fazer um arroz delicioso, voce não tem que agradar quem vai comer, voce não tem que acabar rápido para fazer a salada, não tem que se preocupar com nada, não "tem que" nada. Na verdade isso são só devaneios de nossa mente.Podemos usar o simples ato de cozinhar como meditação.

Portanto, não tente definir nada. Sua mente pode dizer muitas coisas, mas a verdade sobre voce estará sempre dentro do seu AGORA. Dentro de seu AGORA voce é íntegro com o que quer que voce esteja fazendo.

Outro exemplo em que podemos aplicar o Wu Wei é no ativismo social, ambiental, etc.
Em vez de apelarmos para que outros tomem atitudes relacionadas à uma causa, seja qual for a sua importancia ou validade, podemos praticar uma vida de acordo com o que acreditamos. Ao deixarmos nossas crenças manifestarem-se em nossas ações, estaremos assumindo nossa responsabilidade pelo movimento em que acreditamos.

Enfim, muitas vezes tentamos seguir insistindo em caminhos que não são "originais" e sim emprestados pela cultura, educação, sistema ou ambiente ao qual estamos inseridos. E muitas vezes não conseguimos alcançar nossos objetivos e nos sentimos frustrados. Também muitas vezes alcançamos nossos objetivos, porém continuamos nos sentindo frustrados, pois não seguimos a nossa verdade interna, nossa verdadeira natureza, estamos desconectadaos com nosso verdadeiro caminho.




Segue abaixo um trecho do Tao Te King:


Só temos consciência do belo quando conhecemos o feio
Sé temos consciêncioa do bem quando conhecemos o mal
Portanto, o Ser e o Existir se engendram mutuamente
O fácil e o difícil se completam
O grande e o pequeno são complementares
O alto e o baixo formam um todo
O som e o silêncio formam a harmonia
O passado e o futuro geram o tempo
Eis porque o sábio age:
Pelo não agir
E ensina sem falar
Aceitando tudo que lhe acontece
Produz tudo e não fica com nada
O sábio tudo realiza e nada considera seu
Tudo faz e não se apega à sua obra
E está sempre no princípio
E por isto a sua obra prospera


Lao Tse