TODOS NÓS PODEMOS SENTIR QUE O PLANETA CAMINHA RAPIDAMENTE PARA UM DESFECHO, UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO, QUE PODE SER TANTO A AUTODESTRUIÇÃO OU UMA RADICAL MUDANÇA DE CONSCIÊNCIA DA HUMANIDADE
SÃO SÓ DOIS CAMINHOS, À ESTA ALTURA, NÃO VISLUMBRO OUTRAS ALTERNATIVAS.
OS VISÍVEIS PROBLEMAS DO PLANETA SÃO A CONSEQUÊNCIA DE UMA CIÊNCIA AVANÇADA QUE NOS DÁ GRANDES PODERES, MAS UMA MENTALIDADE DO SÉCULO PASSADO, LIGADA À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, ONDE O LUCRO E CRESCIMENTO ERAM BUSCADOS Á QUALQUER CUSTO, SEM SE IMPORTAR COM O FATO DE QUE QUE A NATUREZA PRECISA DE UM PERÍODO DE DESCANSO PARA SE RECUPERAR.
QUANDO A NATUREZA SE ESGOTAR OU NÃO FOR MAIS RENTÁVEL, ONDE O SISTEMA ECONÔMICO IRÁ BUSCAR RECURSOS?
COMO CIVILIZAÇÃO, CHEGAMOS NUM PONTO DE RUPTURA COM TUDO AQUILO QUE JULGÁVAMOS FOSSE O MELHOR PARA TODOS NÓS.
É HORA DE QUESTIONARMOS TUDO O QUE TEMOS FEITO ATÉ AGORA E QUE NOS PARECIA "NORMAL" PORQUE A MAIORIA SEMPRE ASSIM O FEZ.
PRECISAMOS AGORA SAIR DO COMODISMO, DESTA ZONA DE CONFORTO ONDE NOS COLOCAMOS E MUDAR CONCEITOS, HÁBITOS TÃO ARRAIGADOS, FORMAS DE PENSAR.
NÃO É FÁCIL, É VERDADE.
ESTAMOS MUITO MAL ACOSTUMADOS. PORÉM, É URGENTE ESTA MUDANÇA.
O MUNDO É RESULATDO DE AÇÕES INDIVIDUAIS. NÃO PODEMOS MAIS FICAR À ESPERA DE SOLUÇÕES MILAGROSAS.
O MILAGRE ESTÁ EM NÓS MESMOS, EM NOSSA CAPACIDADE DE PRODUZIR MUDANÇAS.
VAMOS NOS COMPROMETER, NÃO PODEMOS MAIS VIRAR O ROSTO PARA O LADO E FINGIR QUE NÃO É CONOSCO.
ESTÁ TUDO AÍ, A MÍDIA DIARIAMENTE NOS MOSTRA O PROCESSO DE DESTRUIÇÃO, MESMO QUE SEJA EM PARTES.
O MAIS INCRÍVEL, É QUE APESAR DO GRANDE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, CIENTÍFICO, ETC., ESTE CONFORTO É DESFRUTADO POR POUCOS.
A GRANDE PARTE DOS SERES HUMANOS SEQUER IMAGINA ESTAS MARAVILHAS, OU SE CONHECEM, NÃO TEM ACESSO. VIVEM EM CONDIÇÕES DEPLORÁVEIS. E PARECE QUE NÃO EXISTEM PARA ESSE SISTEMA INSTALADO, ESTRANHAMENTE, O SISTEMA NÃO OS ENXERGA. FAZEM PARTE DE UM OUTRO PLANETA...
O FUTURO DA HUMANIDADE É UMA GRANDE INCÓGNITA.
NUNCA, COMO AGORA, ´PRECISAMOS TANTO QUE O SER HUMANO DESPERTE DE SEU SONO, OU PELO MENOS, SEJA HONESTO CONSIGO MESMO, COM SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA.
É HORA DE OUSARMOS À NOS FAZER A PERGUNTA:
O QUE QUEREMOS DESTA VIDA?
O QUE AFINAL ESTAMOS FAZENDO AQUI?
SE NÃO SOUBERMOS RESPONDER COM FRANQUEZA À ESTAS QUESTÕES, SEREMOS APENAS MAIS UM DOS VÁRIOS SERES ALIENADOS, ROBOTIZADOS E QUE ACREDITAM QUE ESTÃO AQUI SOMENTE PARA USUFRUIR.
DEVEMOS RECONHECER QUE, DIANTE DE TANTO SOFRIMENTO NO MUNDO, TRATAR DE SUA PRÓPRIA SALVAÇÃO E ISOLAR-SE DE TUDO, É UM GESTO DE PROFUNDO EGOÍSMO.
PORÉM DEVEMOS NOS POLICIAR. PODEREMOS IDENTIFICAR A ORIGEM DOS PROBLEMAS, MAS NÃO INTERESSARÁ PERDER TEMPO À PROCURA DE CULPADOS.
ASSIM, NINGUÉM DEVERÁ FAZER QUALQUER TIPO DE ACUSAÇÕES, POIS TODOS NÓS, EM MAIOR OU MENOR GRAU, SOMOS RESPONSÁVEIS.
PORTANTO, MÃOS À OBRA, COMECE AGORA A REPENSAR SEUS HÁBITOS, POR MAIS QUE VOCE VENHA FAZENDO EM PROL DOS OUTROS E DO PLANETA, SEMPRE HAVERÁ ALGO MAIS A MUDAR.
(Texto baseado em e-mail de Paulo Medeiros, de Brasília)