CELEBRANDO O ANO NOVO CHINÊS COM DANÇAS CIRCULARES

Celebrando o Ano Novo Chinês

com Eliete Ramos e as Danças Circulares

Eliete Ramos é especialista em Artes Orientais como Tai Chi Chuan, Qi Gong, Lian Gong, com formação na China, Hong Kong. Seattle e França, e como facilitadora em Danças Circulares, traz a essência das Artes no Círculo

Dia 06/02 (dom) das 16:00 às 18:00hs

Taxa simbólica: 10,00

Local:

Nucleo de Terapias Flor de Lotus

Rua Guaimbé, 48 – Mooca

Fones para inscrição: 2268.3231 e 9173.2979

e-mail: soniamaraval@hotmail.com

elieteramos@yahoo.com.br

elieteramosterapiasorientais.blogspot.com

Nesta Roda de Danças celebraremos o Ano Novo Chinês,

que inicia em 03/02/11(ano 4079),

reverenciando a energia do Ano Coelho de Metal.

A natureza sociável e conciliadora do Coelho trará harmonia e estabilidade para este ano, favorecendo os relacionamentos e acordos em todas as áreas.

Xin Nian Kuai Le!

(Feliz Ano Novo!)

Um pouco mais sobre o Ano Novo Chinês:

Diz o mito que há milhares de anos atrás existia um monstro chamado Nian. As pessoas o temiam muito, pois era feroz e devorava tudo e todos que encontrava à sua frente. A sua fome era insaciável. Era sempre uma noite de lua nova quando rastejava para as aldeias apavorando a população. Sabendo do fato de que Nian não gostava de vermelho, as pessoas pintavam as entradas de suas casas desta cor ou então penduravam panos em volta para afugentar o monstro. Faziam também grandes fogueiras nas quais jogavam varas de bambu para que explodissem e amedrontassem Nian. Assim as famílias ficavam de vigília esperando temerosamente a noite passar na esperança de poder viver mais um ano em paz.

Criou-se assim o costume de celebrar o ano novo chinês!

A sua importância corresponde mais ou menos à do Natal no Ocidente. É uma festa mais íntima, quando toda a família se reúne e, em volta da mesa, com um delicioso banquete, comemoram a passagem de mais um ano.

No período que antecede esta data é imprescindível que se faxine e arrume a casa. É o momento de livrar-se de “tralhas” antigas abrindo espaço para entrar o novo. Também se limpam os altares, e as oferendas para os antepassados nesta época devem ser mais ricas do que o normal. Lembrando as portas pintadas da lenda, é também costume colocar duas ou três faixas vermelhas de papel emoldurando nas entradas de moradias e templos. Nelas vêm escritas mensagens ou poemas ligados à renovação e à esperança. Um dos mais comuns destes assim chamados selos de proteção é o ideograma Primavera que as pessoas propositalmente colocam de cabeça para baixo, pois a pronúncia de “primavera invertida” tem o mesmo som de “a primavera chegou” (Chun dao le).

É também época em que mais se realizam casamentos (com datas e horários também calculados pelo astrólogo.

No primeiro dia do ano todos exibem uma roupa nova no corpo, muitas vezes de cor vermelha. Visitam-se os parentes e amigos mais próximos como, conforme a lenda, faziam os seus antepassados para ver quem sobreviveu… Nesta ocasião as crianças recebem de todos os seus parentes um envelope vermelho contendo uma quantia (relativamente alta) de dinheiro. Os pais ensinam a seus filhos que este dinheiro deve ser poupado e só usado mais no futuro.

Talvez o monstro Nian nunca tenha existido, mas ainda nos nossos dias há muitos “monstros” por aí, interiores e exteriores… Enfrentar o que mais tememos para poder, após a batalha, viver em harmonia consigo próprio e com os outros é uma capacidade inata do ser humano. É tendo coragem e acreditando na sua força interior que a noite mais escura poderá, um dia, tornar-se uma imensa luz…

Em chinês, a palavra “ano” é “nian” e a palavra “ano novo” é “guo nian” (passagem do Nian). Noite da lua nova mais próxima ao dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário, método usado até hoje para calcular o dia do ano novo chinês. É muito comum na China ter um altar em casa. É costume na China, em vez de presentes, oferecer um envelope vermelho com dinheiro. Só em casos de falecimento são oferecidos aos familiares envelopes brancos.

(fonte: www.taoismo.org.br)